Vídeos científicos no YouTube também tem um público interessado no assunto

O YouTube é uma plataforma de exibição de vídeos que está cativando um público ávido por assuntos dos mais diversos. Em geral, canais sobre temas como humor, clipes e documentários chamam a atenção dos internautas, mas entre as diversas possibilidades que existem de conteúdo estão os considerados mais acadêmicos, voltado para um público mais específico e que garante audiência.

Entre os diferentes canais com temas para um público determinado está o Colecionadores de Ossos, que aborda a Paleontologia. Quem está nos vídeos é Aline Ghiraldi, 31, uma paleontóloga que estuda a evolução dos dinossauros, em especial os que viviam no Brasil. Os fãs do seu canal alertaram para a existência no interior do estado de pernambuco dos restos de “arcossauros mezoicos”, termo usado no jargão da paleontologia.

O conhecimento científico que é divulgado no canal faz sucesso atraindo um público que busca por conhecimento e mostra que o YouTube não é somente fonte de entretenimento sem espaço para aprendizagem e assuntos interessantes.

Quem procura por canais de ciência no YouTube pode conferir a lista do site ScienceVlogs Brasil, uma página que reconhece os canais de destaque da área. Os conteúdos vão desde os mais específicos e atraem diferentes gostos. O internauta pode encontrar um vídeo falando de cladística, por exemplo, um sistema que a biologia adotou para classificar os seres vivos. Outro assunto que vai trazer resultados na busca é o paradoxo de Fermi (que aborda o contato com civilizações alienígenas), ou buracos negros e demais temas.

Alguns canais possuem um público amplo, como o Manual do Mundo (9,1 milhões de inscritos), Nerdologia (com 1,8 milhão) e o Canal do Pirula (598 mil) que tem vídeos com uma duração maior e pertence ao biólogo e doutor em zoologia pela USP Paulo Miranda Nascimento, que atrai uma audiência interessada em religião, meio ambiente e evolução.

Astronomia e física também estão entre os assuntos dos canais Space Today, Ciência Todo Dia, Primata Falante e o Ciência e Astronomia. Para encontrar vídeos de biologia os canais são Papo de Biólogo e Biologia Total, para robótica existe o canal Peixe Babel.