Vancouver da Sinal Verde

Com a distância aproximada de 50Km da fronteira com a grande potência USA (Estados Unidos da América), uma cidade com o melhor clima candense (segundo os moradores), por receber correntes quente oriundas do Hawaii, localizada na costa leste do Canadá, com o maior porto de exportação de carvão mineral na América do norte, rodeada por montanhas como Brunswick Mountain, Cathedral Mountain, Grouse Mountain, entre outras, está localizado a cidade de Vancouver, que se situa na província da Columbia Britanica, conhecida como uma das cidades mais multiculturais do Canadá, sempre de braços abertos para estudantes e imigrantes do mundo todo.

 

Hoje essa cidade está em uma corrida constante para o verde, a cidade quer contar com a ajuda de seus moradores para ser a cidade mais sustentável. E mesmo com os avanços que a cidade vem conquistando o prazo ainda parece apertado, pois os governantes almejam conseguir esse titulo logo menos, em 2020.

 

Uma das propostas mais cobiçadas e a redução da emissão de dióxido de carbono, em 33%, hoje uma das maiores frotas de taxis em Vancouver opera com carros híbridos, que combinam motores movidos por combustão, e motores que são impulsionados por energia elétrica, a conhecida energia limpa, além de um enorme trabalho de reflorestamento e conservação de parques, reservas e áreas verdes em meio a cidade. Outra proposta bem curiosa é de que cada cidadão dos mais de 600 mil que habitam a metrópole possa passar ao menos 5 minutos do seu dia em áreas verdes, seja para lazer com a família, nas idas e vindas do trabalho ou mesmo parando em uma de tantas áreas verdes para admirar uma das melhores atrações da cidade, a natureza que rodeia a mesma.

 

Mas para isso, o governo da cidade conta com trabalhos que já vêm sendo feito dentro das escolas por anos a fio, mostrando que é de pequeno que se planta a semente da educação e respeito pela natureza. A cidade conta com muitos programas para alcançar essa conquista como, a preferência da troca de opção de uso do carro particular, para um ambiente atrativo para pedestre e programas de incentivos para ciclistas, você já imaginou pedalando com sua bicicleta até o ponto de ônibus, pegar o ônibus com sua bicicleta, descer do ônibus e continuar pedalando pela cidade? Pois é, isso é completamente normal para os habitantes dessa cidade. Gregor Robertson que é o prefeito de Vancouver, está investindo pesado no transporte público da cidade, com uma verba de mais de 3 bilhões de dólares para a ampliação do metro na cidade.

 

Com tudo isso além do planeta, quem mais ganha com esse titulo de cidade verde, são os morados da cidade. Não seria uma má ideia conhecer um pouco mais dessa cidade? Abaixo está um link com uma matéria produzida pelo site G1, para mais informações.

 

Vídeo: Clique