Saiba como evitar lábios rachados e ressecados no frio

Resultado de imagem para labios rachados

Segundo os dermatologistas, os lábios possuem uma camada de pele bem mais fina do que o restante do corpo e como no inverno as pessoas transpiram menos, essa região tem tendência a ficar mais ressecada e com menos elasticidade, o que causa o aparecimento de fissuras e rachaduras na região.

Para evitar esse ressecamento dos lábios, é necessário hidratá-los muito bem durante os dias frios, tomando também o cuidado de não puxar a pele que se solta com o ressecamento, pois esse hábito, além de machucar a boca, ainda pode causar infecções na área.

Portanto, logo ao perceber qualquer indício de ressecamento, é essencial aplicar algum produto específico para a hidratação dos lábios. Entre as diversas opções vendidas nas lojas, os mais indicados são os produtos que possuem em sua composição ativos hidratantes, como por exemplo, manteiga de cacau, ácido hialurônico, vitamina E e colágeno, entre outros.

Além disso, é interessante apostar nos produtos para os lábios que tenham filtro solar. Mesmo durante o inverno,  a radiação ultravioleta persiste,  e pode causar uma série de problemas na região da mucosa oral, tornando necessária a aplicação de um hidratante labial que tenha o filtro solar.

Já para as pessoas que estão com problema de lábios rachados, a recomendação dos dermatologistas é apostar em hidratantes labiais que tenham potencial reestruturador. Porém, em caso de infecção ocasionada pela rachadura, é importante procurar auxílio médico para que ele indique qual produto cicatrizante é mais indicado para o caso e não utilizar nada por conta própria.

Para completar, algumas medidas simples como ingerir bastante água durante o inverno, tendo em vista que a água é a grande responsável por hidratar o organismo, e tomar cuidado com a maquiagem utilizada nos lábios, também são atitudes que podem diminuir as chances do ressecamento e das rachaduras na área.

Nas épocas mais frias do ano, não é recomendado o uso de batons secos, aqueles que apresentam longa duração e acabamento matte, pois eles ressecam ainda mais a boca. Nesse período, o ideal é apostar nos batons cremosos, especialmente naqueles que forem enriquecidos em sua composição com vitamina E.