Reunião de produtores procura promover melhores cultivos

Próximo da região de Martinésia, o cultivo de hortaliças está atraindo vários produtores do ramo rural de diversas regiões do País, no mês de agosto foi realizado um encontro com os profissionais do ramo.

Cada produtor está interessado em uma hortaliça em específico, como Gilmar Freire, 50, proprietário da fazenda Ilha Grande, com uma extensão de 120 hectares na cidade de Belém do São Francisco (PE), região do Vale do Rio São Francisco. Os tomates, as cebolas e as cenouras bem atraentes despertavam interesse no produtor. Freire cultiva maracujá e manga, mas estava interessado na cebola, hortaliça que ocupa 50 hectares de sua propriedade. No encontro ele afirma que tem chances de encontrar algumas variedades que podem aumentar a sua produtividade.

O gerente de cultivo da fazenda Agromaringá, Ezequiel Rodrigues Machado, 38, que trabalha na região de Sorocaba (SP), teve como propósito saber as tecnologias mais avançadas para a horta do encontro. A meta da Agromaringá é atender a sua clientela com uma alta demanda de consumo com uma diversidade de tomates com uma melhor aparência e formato. No ano passado a empresa faturou R$ 1,5 milhão e planeja crescer ainda mais. A safra anual da fazenda é de 740 toneladas em uma área de 3,5 hectares de tomates em estufas. O tomate premium tem espaço no mercado em grandes centros como São Paulo e cidades da região. De acordo com Machado a procura é grande, gerando até a falta do produto de qualidade, o que gera lucro para o produtor.

Em Martinésia o encontro realizado chamou a atenção do grupo de agricultores presentes para a horta da empresa alemã de biotecnologia Bayer, a estação de pesquisa e melhoramento de hortaliças da empresa no País é a primeira a atuar nesse setor.

O objetivo da reunião é proporcionar aos produtores uma melhor genética de plantas que sejam cada vez mais produtivas, como tomates com mais sabor e variedade e com um gosto mais doce dos que estão presentes no mercado, afirma o agrônomo Daniel Labarda, diretor da unidade de sementes de hortaliças e vegetais da Bayer na América do Sul.