Quais os benefícios de ingerir um dente de alho por dia?

O Alho, embora odiado por muitas pessoas, traz inúmeros benefícios para a saúde das pessoas, tanto que a ANVISA aprovou a venda de medicamentos à base de alho. Quando consumido em casa, o ideal é ingeri-lo cru, para que mantenha todas as propriedades.

O alho tem inúmeras propriedades anticoagulantes, conhecidas por melhorar a circulação sanguínea. Por este motivo é grávidas devem tomar cuidado, além de hemofílicos e pessoas que enfrentarão processos cirúrgicos em breve. Este benefício vem do alto teor de vitamina B que compõe o alho, além de níveis de homocisteína, benéficos para a falta de coagulação.

Além deste benefício, o alho é conhecido por ser um antibiótico natural, tanto que tem até a capacidade de substituir medicamentos. Este benefício é tão conhecido e utilizado pelas anfitriãs das famílias que a gerações se sabe que gripes e resfriados não resistem a um bom e velho chá de alho com gengibre, mel e limão.

Um outro benefício que se obtém com o consumo diário de alho é a desintoxicação do organismo, ejetando parasitas, toxinas e metais pesados. Outros benefícios são: O efeito anti-inflamatório, rico em vitamina A, B e C,além de ser eficaz no tratamento de olhos inflamados, rosto inchado, e um gosto amargo na boca, advindos de um fígado sobrecarregado.

Outras doenças como a sinusite, a tosse e o catarro também tem uma grande melhora com uma infusão de alho em conjunto com outros alimentos como o mel e o gengibre, como citado anteriormente.

E os vaidosos gostarão de saber que o alho é benéfico para a cútis e previne o envelhecimento precoce. Como o alho é rico em antioxidante, ele auxilia na regeneração da pele, além de combater a acne e estimular a renovação celular.

A alicina também compõe o olho, o que auxilia no sistema cardiovascular, que é conhecido por contribuir com a pressão alta, e por isso a alicina pode ajudar a diminuir o colesterol ruim em 9%.

Muitas vezes a anemia pode ser causada por deficiências alimentares, assim, o olha pode auxiliar fortalecendo o organismo e nutrindo o sangue com vitaminas e minerais.

E por fim, o alho traz vários benefícios para o sistema digestivo, porém, pessoas com doenças estomacais devem moderar no seu consumo, para assim ter uma vida equilibrada e saudável.