Prêmio internacional de engenharia é recebido pela brasileira Construcap

O ENR Global Best Projects Awards é um tradicional prêmio concedido pela revista Engineering News Record, uma das principais publicações sobre engenharia do mundo. O ENR Global Awards, tem como objetivo premiar anualmente os melhores projetos da área de engenharia e construção em âmbito global. Para conceder o prêmio, a Engineering News Record foca nos desafios, riscos e recompensas provenientes de projetar e construir em outros países.

No ano de 2015 a Construcap, garantiu para o Brasil o cobiçado prêmio da ENR com a construção da fábrica da Fiat em Goiana, no interior do estado de Pernambuco. O empreendimento foi uma parceria entre a Construcap, dona do Consórcio, e a construtora norte-americana Walbridge, responsável pela execução do projeto.

A Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. foi fundada em 1972, resultado da fusão entre a Construtora Pereira de Souza e a Construcap Engenharia. Desde então a empresa se mantém entre os destaques do Ranking da Engenharia Brasileira e tem se comprometido cada vez mais com a inovação e a qualidade de seus empreendimentos, o que resultou na criação de dois programas de capacitação internos, um direcionado à execução e um com foco nas atividades técnicas e administrativas realizadas no escritório da empresa.

O empreendimento para a fábrica da FIAT refletiu, em seus 26 meses de construção, exatamente o que é descrito como a missão da empresa em seu site, “Construir com qualidade e eficiência para trazer benefícios concretos aos nossos clientes, parceiros, colaboradores e para a sociedade brasileira.”

A obra realizada no interior do estado de Pernambuco tem números que impressionam, são mais de 3 milhões de metros quadrados de implantação total e 747 mil metros quadrados de construção, o desafio foi ainda maior pela localização, tendo em vista que Goiana é uma cidade localizada no interior do estado, o acesso de materiais e dos próprios trabalhadores é bem dificultado. Além disso, a equipe formada por profissionais de diversas nacionalidades teve que superar a barreira de linguagem, já que três idiomas eram falados diariamente no local das obras e na área administrativa, sendo eles italiano, português e inglês.

John Linenberg, o assistente da vice-presidência de engenharia da Walbridge, comentou sobre as dificuldades enfrentadas e a necessidade de planejar e monitorar cada passo do processo: “Estávamos no interior do Brasil, a cidade mais próxima ficava a duas horas de viagem. Nosso fornecedor de aço estava há dois mil quilômetros de distância e precisávamos estar constantemente acompanhando esse processo de logística para manter a continuidade da obra e cumprir os prazos. Foi preciso um planejamento minucioso para que a obra acontecesse”.

A Construcap já recebeu diversos prêmios e destaques nas áreas de construção civil, construção industrial, segurança do trabalho e sustentabilidade financeira. Desta vez o empreendimento da construtora, ao receber o prêmio ENR Global Awards 2015, que é considerado o mais importante e cobiçado da área de construção civil, colocou o Brasil em uma posição de destaque internacional no setor, e, o mais importante, recebeu a aprovação e elogios do cliente, a FIAT/Chrysler.