Pesquisadores revelam a quantidade correta de exercício físico para prevenir e combater o câncer

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Recentemente algumas pesquisas revelaram que fazer exercícios físicos contribui para o tratamento contra o câncer. No entanto, uma nova pesquisa feita por cientistas da Islândia e da Austrália, revelou a quantidade ideal de exercício físico para prevenir e combater o câncer.

Para isso eles tiveram como embasamento informações médicas coletadas de 4.734 pessoas, ao longo de 6 anos dentro de um período entre 2004 e 2011. A avaliação dos pesquisadores levou em conta a quantidade de exercício físico realizada por paciente ou indivíduo que participou do estudo, e o seu grau de relação com diversos tipos de câncer.

Os pacientes que se voluntariaram para participar da pesquisa, foram divididos em dois grupos: o primeiro foi classificado com os pacientes que receberam o diagnóstico de câncer há mais de oito anos (um total de 1.589 pessoas), e o segundo foi classificado com indivíduos saudáveis (um total de 3.145 pessoas).

Os resultados obtidos revelaram que os participantes que faziam exercícios físicos por pelo menos 360 minutos ao longo de uma semana, tinham um risco muito menor de morrer por causa de um câncer, até mesmo aqueles que já tinham o diagnóstico da doença. Ou seja, o resultado apontou que 360 minutos de exercícios físicos por semana é o suficiente para ajudar a prevenir e combater o câncer. Já em contrapartida, os que se exercitavam menos tinham maiores riscos de desenvolver câncer e morrer por causa da doença.

Os pesquisadores explicam que essa relação pode ser atribuída a dois grandes fatores, ao bem-estar com a prática de exercícios físicos, e a uma boa alimentação. O primeiro está relacionado a todos os benefícios que a prática de exercícios físicos proporciona ao corpo. Já a segunda trata-se de uma consequência de uma rotina saudável. Geralmente quem pratica exercícios físicos regularmente, tende a se alimentar melhor do que as pessoas sedentárias.

Apesar de o número parecer muito grande, os pesquisadores asseguram que é uma rotina fácil de ser alcançada por qualquer pessoa. Se esse número for dividido entre os dias da semana, será equivalente a 52 minutos de exercícios físicos diários, que podem ser desde uma caminhada sem interrupções, até um delicioso passeio de bicicleta.

Além dessas vantagens espetaculares no tratamento e prevenção do câncer, essa prática diária proporciona diversas vantagens no combate e prevenção de outras doenças. Segundo a avaliação dos pesquisadores, suar a camisa por um tempo igual ou superior a 150 minutos por semana, faz com que a mortalidade por qualquer tipo de doença caia para 45 e 59%.

No entanto, os pesquisadores alertam que para prevenir ou combater doenças, a prática de exercícios físicos deve estar relacionada com uma alimentação de qualidade, de preferência orgânica. A alimentação orgânica contribui para uma redução significativa no risco de desenvolver doenças como o câncer.