Pesquisa afirma que sopas e saladas antes das refeições evita a absorção de calorias

Quando as sopas e saladas são consumidas como aperitivo, pode diminuir a fome, aumentar a plenitude e reduzir as calorias totais consumidas para toda a refeição.

Em um estudo, os participantes consumiram quatro sopas com os mesmos ingredientes em diferentes formas: caldo e legumes separados, sopa de vegetais grosso, sopa de vegetais ralo e sopa cremosa de vegetais. Os pesquisadores descobriram que a variação da forma de sopa não afetou significativamente a saciedade ou a ingestão de alimentos. Enquanto a sopa foi consumida antes de refeições, os indivíduos consumiram 20% a menos de calorias nessas mesmas refeições.

O que é tão especial sobre a sopa?

Graças ao seu elevado teor de água, tem baixa densidade de calorias. Isso significa que você pode preencher uma grande porção e sentir-se cheio sem consumir a carga de calorias pesadas que geralmente vem com grandes tamanhos de porções.

“Usar água em alimentos retarda o esvaziamento gástrico, o que significa que seu estômago permanece mais completo por mais tempo”, disse a autora desta pesquisa, Barbara Rolls, professora de ciências nutricionais da Pennsylvania State University e autora da “Ultimate Volumetrics Diet”.

“A maneira mais eficaz de reduzir calorias é aumentar o alimento com água. Você ganha muito volume sem calorias”, disse Rolls. “Se você não quer que tenha muitas calorias e sua sopa, utiliza bastante água. Uma sopa com menos de 150 calorias funciona bem”, reforça Rolls. Vegetal com frango, lentilha vermelha ou sopa de pepino gelada são boas escolhas.

A pesquisa sugeriu que comer sopa como lanche pode ajudar a manter a fome controlada. “Se você escolhe a sopa ao invés de lanches salgados, como batatas fritas e bolachas, você obterá melhores resultados no seu controle de peso”, disse Rolls.

Semelhante à sopa, comer uma salada antes de uma refeição tem sido associada com aumento da saciedade e diminuição da ingestão de calorias. O mesmo estudo mostrou que quando o primeiro curso de uma refeição é uma grande porção de uma salada com pouca caloria – com alface, cenouras, tomates, aipo, pepino, sem gordura e molho leve – as pessoas tiveram maior saciedade após as refeições.

Especificamente, quando os indivíduos comeram três xícaras de salada antes de comerem suas massas, eles comeram 12% a menos de calorias em toda a refeição em comparação com quando não comeram a salada. As saladas promovem a saciedade porque vegetais como alface, tomate e pepino têm alto teor de água.

O estudo também descobriu que comer uma salada com pouca caloria, ajuda a reduzir a quantidade de calorias consumidas. Essa prática ajuda as pessoas consumirem mais vegetais e além disso, você está recebendo uma dose saudável de fibra, o que contribui para a plenitude.

“Uma salada deve conter principalmente vegetais. Você pode usar molho de salada regular, mas não exagere”, disse Rolls. Para manter suas calorias de salada controladas, Rolls sugere evitar carnes gordurosas e, em vez disso, polvilhar algumas nozes junto com alguns feijões para aumentar a proteína e a fibra.