O que é o desvio de septo?

 

O septo nasal é constituído por osso, cartilagem e uma mucosa que separa uma narina da outra. Essa separação deveria fazer com que as nasais fossem iguais, mas essa situação acontece raramente.

O desvio de septo pode ser congênito ou surgir ao longo da infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Em alguns casos o desvio também pode surgir após processos inflamatórios, alérgicos, infeccioso, traumatismos e até mesmo depois de uma cirurgia.

O desvio só representa um problema latente quando impede a respiração de maneira natural. Mas é preciso prestar atenção, pois o desvio pode ser confundido com rinites, pólipos e cornetos nasais, por isso, é preciso realizar exames para diagnosticar o desvio de maneira correta.

Em alguns casos, o desvio pode não apresen tarde sintomas, mas de uma maneira geral ele causa graus de obstrução nasal, e assim, provoca secreções, sangramentos e rinossinusite crônica. Outros possíveis sintomas são: dificuldade para dormir, apneia do sono, roncos, respiração pela boca, cansaço excessivo, dores de cabeça e na face.

Os sintomas citados podem aparecer durante outras enfermidades, como resfriados e infecções das vias aéreas e com o passar dos anos, o desvio só se agrava, causando complicações ainda maiores.

O diagnóstico costuma ser feito por médicos especialistas da área, após um exame clínico para abrir e visualizar as narinas, histórico de saúde e uma avaliação dos sintomas.

O desvio não precisa ser tratado necessariamente com cirurgias, mas em casos que existe uma obstrução nas vias aéreas, o procedimento é indicado. Caso ela se faça necessária, é imprescindível que se verifique fatores externos, pois caso eles existam, retirá-los já melhorara o fluxo respiratório.

É indicado que a cirurgia seja feito no fim da adolescência, quando o corpo de uma maneira geral para de crescer e o nariz já se estabilizou. Caso o caso seja muito grave e prejudique muita a pessoa, pode ser feita durante a infância, mas a probabilidade que o risco volte é maior.

O que agrada muitas pessoas é a parte estética da cirurgia do desvio de septo, já que o aspecto do nariz melhora muito.

O desvio de septo pode acontecer em qualquer época da vida, por isso é necessário tomar algumas precauções. Durante o sono, é necessário prestar atenção se você dorme de boca aberta, pois a língua pode exercer uma pressão sobre o céu da boca e empurra o septo nasal. Tomar cuidado ao praticar esportes, para não sofrer quedas e no dia a dia cuidar do sistema respiratório de uma maneira geral. No primeiro sinal de incômodo, dor ou dificuldade de respirar procure um médico.