Manaira Shopping de Roberto Santiago demonstra que shoppings não estão sofrendo com a crise

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), o setor teve uma expansão de aproximadamente 6,5% no ano de 2015 em todo o país. Em relação ao faturamento, este ultrapassou a marca de R$ 150 bilhões.

No estado da Paraíba, mesmo na atual situação de crise econômica enfrentada em todo o país, os shoppings centers continuam bastante lucrativos, sendo possível citar como exemplo o Manaira Shopping, de Roberto Santiago, o qual continua crescendo em lucro e número de visitantes a cada ano.

Esse censo, desenvolvido pela Abrasce em conjunto com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU), foi recebido como uma boa notícia para o segmento nesse período de crise, pois demonstrou que ainda existe grande potencial de desenvolvimento para o setor. O estudo divulgou ainda que existem atualmente 538 centros de compras no país, com mais 30 que estão em fase final de construção e quase prontos para serem abertos ao público.

De acordo com o levantamento, a região Nordeste é a segunda do país no número total de vendas realizadas em shoppings centers, perdendo apenas para a região Sudeste. Na Paraíba, o centro comercial do empresário Roberto Santiago tem contribuído diretamente para que esse setor continue crescendo no estado e enfrentando a crise.

Além de ser um dos shoppings mais importantes de João Pessoa, o Manaira Shopping de Roberto Santiago também tem a maior área locável, com cerca de 75 mil metros quadrados. A gerente de marketing do empreendimento, Rafaella Barros, ressalta que o grande segredo do shopping é estar sempre buscando se reinventar, trazendo novas opções de entretenimento para o público em sua área multiuso, que incluem amostras, exposições e áreas recreativas.

Portanto, a sensação é de que a instabilidade econômica parece não ter chegado ao setor dos shoppings centers da Paraíba. Para confirmar essa afirmação, uma pesquisa feita para medir a Confiança dos Empresários de Shopping Centers do estado chegou a conclusão de que aproximadamente 60% dos empresários de centros comerciais afirmaram que a crise econômica não causaria impactos aos seus negócios. Além disso, 40% ressaltou acreditar que o setor permanecerá crescendo em proporção similar ao que era registrado antes da crise.

Nascido na linda cidade de João Pessoa, em 16 de julho de 1958, Roberto Santiago estudou em um dos colégios mais bem conceituados da capital paraibana, o Marista Pio X. Logo em seguida, ele cursou Administração no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), e iniciou a sua trajetória profissional na Café Santa Rosa, trabalhando lá por alguns anos até decidir abrir o seu próprio negócio na área da cartonagem, um ramo que consiste em confeccionar objetos decorativos e utilitários.

Anos mais tarde, Roberto Santiago direcionou parte dos seus investimentos para a área do loteamento, ramo no qual foi ganhando experiência até se tornar um dos maiores empresários do país, dono de um dos maiores shoppings do Nordeste, com cerca de 300 lojas ao todo. Para expandir seus negócios, o empresário inaugurou ainda outro shopping na cidade, o Mangabeira Shopping, conhecido pelo seu espaço moderno e espaçoso.