Engajamento como público – estratégia que tem dado certo para o Grupo RBS de Duda Melzer

Conectar marcas e consumidor – essa tem sido a nova estratégia de comunicação na qual o Grupo RBS – presidido, atualmente, por Eduardo Sirotsky Melzer, também conhecido como Duda Melzer – tem apostado. Os resultados do sucesso foram, inclusive, comemorados no dia 10 de maio no centro de eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre – depois da Convenção de Vendas da companhia, onde foram apresentados os resultados positivos do primeiro mês de atuação integrada das áreas de Mercado e Marketing.

A festa em comemoração ao sucesso da nova estratégia da empresa liderada por Duda Melzer, entre profissionais do mercado de comunicação, clientes, comunicadores e colaboradores, reuniu cerca de 400 convidados – e teve até show especial da cantora Preta Gil.

Falando em engajamento

O Grupo RBS sabe bem o que é isso, visto que os investimentos em interação da empresa de comunicação de Duda Melzer com o público não têm sido poucos. Os resultados? Bastante positivos.

No dia 23 de março, por exemplo, foi lançado o aplicativo chamado “Pelas Ruas”, uma parceria entre as marcas da Rede – RBS TV, Zero Hora e Rádio Gaúcha. O objetivo do App é facilitar que a população da Grande Porto Alegre faça suas reclamações a respeito dos problemas da cidade.

O Pretinho Básico, programa da Rádio Atlântida, é outro exemplo de esforço em engajamento – são quase um milhão de seguidores no Facebook, com alcance que supera cinco milhões de usuários, e mais de 400 mil seguidores no Instagram. O Pretinho, recentemente, ainda ganhou da Apple o título de um dos melhores Podcast do país – ele foi o terceiro mais baixado do Brasil em 2016.

A grande campeã, no entanto, é mesmo a Zero Hora. Ela terminou 2016 na liderança de engajamento – de acordo com uma média realizada pelo índice Torabit, que contabiliza as interações nos perfis de grandes jornais do país no Facebook, Instagram e Twitter. Ano passado, o Facebook da marca contabilizou cerca de dois milhões de fãs – o que significa um aumento de 16,5% em relação aos dados de 2015. No Twitter, foram 55,4% de seguidores a mais. É o Instagram, contudo, a rede social online mais bem engajada da ZH- mais de três milhões de curtidas em fotos postadas na conta do jornal ao longo de 2016.

As mídias sociais trouxeram 25% do público de todo o site da ZH em 2016, totalizando mais de 70 milhões de visualizações. Recentemente, no último dia 23 de maio, a Zero Hora ainda foi agraciada no Global Media Awards da International News Media Association (INMA) com o prêmio de Melhor Uso de Redes Sociais para o jornal – entregue durante uma cerimônia em Nova York, nos Estados Unidos. O veículo da rede de mídia de Duda Melzer também foi reconhecido como “destaque da América Latina”.

Duda Melzer na lista de Cambridge

O executivo integra, pela terceira vez seguida, a lista “17 Next Generation Family Enterprise Leaders to Watch in 2017”, realizada pelo instituto de pesquisa e educação Cambridge Institute for Family Enterprise.

A lista trata-se dos 17 líderes da próxima geração de empresas familiares para se observar em 2017, e elenca os principais e mais influenciadores líderes em negócios empresariais e filantrópicos no mundo todo.