Duda Melzer e Grupo RBS lançam ação para combater as fake News

No dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista, um profissional que sofre cada vez mais para manter a credibilidade de suas informações.

Líderes do segmento de comunicação, como Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, se esforçam cada vez mais para diminuir a força das fake news – notícias falsas divulgas, principalmente, nas redes sociais.

Este é um problema que alcança grande parte das redações dos principais veículos de comunicação do mundo, já que, além de replicar conteúdos que ferem a verdade, esta atitude pode trazer conflitos com anunciantes. Afinal, sem despertar credibilidade, não há como contar com investimentos de parceiros.

Para mostrar sua preocupação em combater as informações falsas, o Grupo RBS, presidido por Eduardo Sirotsky Melzer, comemorou o Dia do Jornalista com ações que defendem o jornalismo confiável produzido por profissionais credenciados que lutam pela divulgação de notícias verdadeiras e relevantes para a sociedade.

Com estas ações, o Grupo RBS mostra a preocupação de grandes empresas de comunicação em defender a divulgação de conteúdos reais e confiáveis, já que esta prática tem impacto direto na vida da população.

As ações defendem que não há antídoto mais eficiente para o combate às fake news do que a prática do jornalismo profissional, sério, ético, técnico e plural – principais pontos para determinar confiabilidade em uma notícia.

O Grupo RBS, sob presidência de Eduardo Sirotsky Melzer, ressalta os esforços de todos os seus profissionais para levar à população a leitura de artigos que estão cada vez mais escassos, ou seja, escritos com o intuito de repassar confiança na informação divulgada, algo de importância essencial para a vida democrática de um país.

O interesse na realidade é imbatível

Para reforçar a ação, o Grupo RBS, presidido por Eduardo Sirotsky Melzer, defendeu o conceito “A realidade é incrível demais para se ler notícias falsas”, introduzido em um vídeo-manifesto divulgado entre os profissionais da emissora e nas redes sociais. A principal abordagem do vídeo mostra o papel fundamental dos jornalistas para a busca da verdade.

Além do vídeo, foram divulgados anúncios impressos que ressaltam o papel distinto do jornalista como defensor das notícias reais e destinadas a melhorar a vida da população.

Duração da campanha

Lançada no mês de abril, a campanha contará com diversos vídeos que sustentarão o tema, mostrando claramente o que é, e quais são os impactos das fake news em comparação às notícias reais. O ápice da ação foi previsto para 3 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Selo editorial

Além das ações de comunicação, o jornal Zero Hora, a Rádio Gaúcha e a RBS TV, canais do Grupo RBS, presidido por Eduardo Sirotsky Melzer, contarão com um selo editorial nomeado de “Notícia falsa na rede”, que identificará e esclarecerá boatos divulgados e terá o papel de impedir que informações falsas sejam propagadas entre os leitores.

Este combate à fake news também é uma preocupação de grandes canais de mídia do mundo todo, como o The New York Times e o The Washingotn Post, que, assim como o Grupo RBS, defendem a importância social do jornalista como transformador social.