Crescimento renovável alimentado pela nova era da energia solar

Image result for energia solar

Impulsionado em grande parte por essa era de energia solar, o setor de energias renováveis vem crescendo a cada dia, e de acordo com a Agência Internacional de Energia, é devido à grande expansão na China.

Energias renováveis são energias obtidas da natureza ao nosso redor e são inesgotáveis, podendo ser Solar, Eólica, Hídrica e Geotérmica.

Em relatório, o diretor da AIE Fatih Birol falou que estamos testemunhando o nascimento de uma nova era em energia solar fotovoltaica. A esperança é no aumento dessa capacidade até 2022, que só no ano passado cresceu 50%, e a China foi a principal responsável por essa expansão global.

As adições de energia solar, cresceram mais rapidamente do que qualquer outro combustível, pela primeira vez, ficando à frente do crescimento líquido do carvão, informou a Agência. Esse impulsionamento de expansão no setor solar, é devido às energias renováveis continuarem crescendo fortemente no futuro, e a previsão é que nos últimos 5 anos a capacidade aumente em 43%, mostra o relatório.

Quase dois terços das energias renováveis foram representadas pela capacidade de energia líquida no mundo todo durante o ano passado, e vemos que elas estão crescendo aproximadamente mil gigawatt nos próximos 5 anos, o que representa metade da capacidade global de energia em carvão atual.

O crescimento da AIE para energias renováveis tem relação com grande parte de capacidade solar que está sendo usada na China e na Índia. Ao todo são 3 países que representarão dois terços da expansão global de renováveis nos próximos 5 anos, sendo eles a China, Índia e Estados Unidos. As energias renováveis em 2022 vão representar 30% da geração de energia, que em 2016 era de 24%.

A liderança continua sendo da China, na expansão da capacidade de energias renováveis no tempo previsto, com 40% de toda capacidade global. A AIE afirmou em nota, “O crescimento das energias renováveis da China é em grande parte impulsionado por preocupações com a poluição do ar”.

Apesar de incertezas políticas no nível federal, os EUA continuam em segundo lugar entre os maiores em crescimento das energias renováveis.