Construcap aposta na formação professional

Intrinsecamente ligada à evolução da globalização e de novas tecnologias de ponta, a engenharia encontra-se num progressivo e constante desenvolvimento e inovação. Na última década, a Construcap tem apostado cada vez mais na formação de sua equipe técnica para as apresentar a novas tecnologias que estão em voga no mercado da engenharia. Deste modo, toda a equipe técnica estará preparada para enfrentar os futuros desafios da empresa e cumpri-los de acordo as expectativas, qualidade e eficiência esperada pelos têcnicos e direção.

Para comentar sobre esta matéria, a gerente de Suprimentos da Construcap, Maria Stella Ramalho da Riva, refere que a formação dos funcionários da empresa e a sua adaptação às novas tecnologias permite orçamentos mais simples, prazos mais bastos e maior eficiência em cada operação. A constante formação pela empresa, apresenta as grandes novidades que o mercado oferece e, desta forma utilizar essas mesmas novidades para apresentar maior diversidade de opções para e ir ao encontro de uma maior satisfação para os seus clientes.

Para além da aposta numa formação contínua para os seus trabalhares, a empresa de construção civil brasileira tem outros projetos de cariz social que a tornam uma empresa diferente das outras. A sua vontade por aumentar a coesão social e a responsabilidade social, a Construcap também concede formações a comunidades adjacentes ao local onde se situa a obra. Neste momento, por exemplo, a construtora faculta essas formações aos moradores da Bacia Córrego Cordeiro e na Avenida Cupecê. Estas formações permitem que os moradores destes bairros possam prestar serviços como pintor ou pedreiro em futuras obras. Esta ação social resulta da colaboração entre a empresa brasileira, a Plananova e a Escola de Construção. De realçar o fato de que nem só os homens frequentam estes cursos e também existem mulheres a apostar nesta forma de prestação de serviços.

Para além das aulas, a construtora oferece aos respetivos moradores o material pedagógico e os itens de segurança (capacetes, uniformes de trabalho, etc). O objetivo é salvaguardar os moradores de possíveis acidentes que por em causa a sua condição física com objetos que já não se encontram em uso, quer pela renovação de material, quer por serem obsoletos para determinados padrões de segurança, mas que podem ser úteis noutras profissões.

A Construcap também oferece várias palestras para o seu corpo técnico, com temas atuais que possam ser úteis para realizas as suas funções. De realçar as palestras feitas pela construtora sobre o tratamento de solo mole, o conhecimento das novas tecnologias ou o curso para a Prova de Carga. O primeiro curso foi conduzido pela Keller Engenharia Geotécnica e abordou temas ligados à matéria sobre os solos moles, a estabilidade dos aterros, etc. O segundo curso foi orientado pela Arcos Engenharia de Solos e apresentou uma introdução cronológica do avanço das técnicas de célula expansiva hidrodinâmica.

O investimento profissional constante por parte da Construcap já resultou no reconhecimento internacional. A nova fábrica da Fiat foi elaborada pela construtora e venceu o prêmio ENR Global Awards. A obra foi realizada em 26 meses e os padrões de exigência na operação foram elevados.