Conheça o Copa Star, hospital que se assemelha a um hotel de luxo

Disponibilizar atendimento de alto padrão, ambiente aconchegante e agradável. Essas são as máximas do hospital Copa Star, unidade de saúde da Rede D’Or São Luiz. Localizado na rua Figueiredo Magalhães, bairro de Copacabana, o hospital assemelha – se a um hotel de 5 estrelas. Trata – se de um conceito novo, que chega ao estado do Rio de Janeiro.

Toda a atmosfera do lugar foi pensada para que o paciente possa se sentir em um hotel. O ambiente acolhedor e familiar conta com infraestrutura completa, recursos tecnológicos de última geração, processos eficientes, iluminação própria e que imita a natural, além de uma aromatização própria com uma fragrância cítrica exclusiva.

São 21 mil m² e sete andares de espaço focado na recuperação e boa estadia dos pacientes. O investimento superou os R$ 400 milhões em um projeto que se iniciou em 2013 e que se consolidou como uma opção inovadora quando se trata em qualidade hospitalar.

Segundo o Dr. Jorge Moll, fundador do Copa Star, presidente da Rede D’Or São Luiz e também médico cardiologista “unimos atendimento qualificado e cirurgias de alta complexidade”. Para ele, os pacientes não precisam se deslocar até São Paulo para hospitais como Sírio Libanês e ou no Albert Einstein”.

Estrutura e equipamentos de última geração

Salas cirúrgicas inteligentes, salas híbridas, salas destinadas aos tratamentos neurológicos com aparelho de ressonância magnética integrada, medicina robótica, sistema de comunicação inteligente e telemedicina são alguns dos recursos adotados pelo Copa Star.

O hospital ainda dispõe do sistema Smart Hospitality, uns softwares exclusivos para que os pacientes possam conversar com a equipe médica, acessar exames, chamar enfermeiros, entre outras ações. Esses e outros recursos foram idealizados para proporcionar uma maior autonomia ao atendimento, algo inédito em outros hospitais do país. Por exemplo, o paciente pode controlar a iluminação, abertura de cortinas e outras funções de maneira rápida e fácil.

A hotelaria hospitalar

O Copa Star se mostra como referência no conceito de hotelaria hospitalar. Toda a equipe composta por mais de 500 profissionais de diferentes áreas de atendimento passa por treinamentos com simulações de procedimentos. Trata- se de um modelo de capacitação de alto padrão que visa a melhor recuperação possível para os pacientes.

A preocupação não se resume ao tratamento do paciente e aos recursos tecnológicos avançados. Os familiares, por exemplo, também dispõem de um ambiente agradável e horário diferenciado para as visitas. Além disso, macas transitam somente em corredores exclusivos para diminuir a sensação de estar em um hospital.

O Copa Star conta com corredores aromatizados e decorados com obras de arte, como as esculturas do artista japonês naturalizado brasileiro Yukata Toyota. O artista é referência no mundo da arte, consagrando – se como pintor, escultor, desenhista, cenógrafo, entre outras funções responsáveis por deixar sua assinatura em vários países além do Brasil.

A hotelaria hospitalar é um tipo de fator inovador que reconhece a pessoa que precede o paciente. É um conceito abrangente que trata de forma mais próxima o paciente, no intuito de amenizar a sensação de internação em um hospital, que é (erroneamente) reconhecimento como um lugar de confinamento e sofrimento. Nesse sentido a hotelaria hospitalar pode oferecer uma experiência de hóspede.