Conheça o conceito inovador do Copa Star

O cenário de um hospital está gravado na mente das pessoas com associação a doença, sofrimento e desconforto. O cheiro de éter característico da esterilização somado ao translado de enfermos, já é suficiente para despertar memórias sensoriais de momentos traumáticos da vida.

Foi com o objetivo de mudar esse conceito, que em outubro do ano passado foi inaugurado o Copa Star, cujo intuito é trabalhar com a ideia de um hotel-hospital.

Envolto numa atmosfera de conforto, o hospital foi planejado para quebrar paradigmas. Logo ao entrar no prédio o paciente já se depara com uma arquitetura que lembra um hotel de 5 estrelas.

O cheiro é meticulosamente tratado com flagrâncias amadeiradas e existem corredores específicos para a passagem de macas e funcionários. Dessa forma o hospital proporciona privacidade para os doentes que estão passando por um momento difícil, assim como minimiza o clima de enfermidade.

A sofisticação continua no quarto. Aqui a palavra de ordem é automação do paciente. O interno tem controle climático do quarto, da iluminação e a altura do leito. A cama tem tecnologia que se adapta ao corpo do usuário.

No centro de terapia intensiva são distribuídas telas grandes que da para ver em tempo real a rua, simulando uma janela. Assim como transmitem belas paisagens, como a praia de Copacabana.

O Copa Star possui uma estrutura que conta com áreas de lazer e passeio. Os internos podem desfrutar de restaurantes que servem refeições do mais alto nível gastronômico.

Tudo é decorado pelo trabalho do artista Japonês, Yutaka Toyota, uma das referências atuais no mundo da arte.

Atendimento eficiente

Tudo isso serviria para nada caso essa inovação não se estendesse para o atendimento hospitalar. Então o hospital pode se encaixar em outro conceito, o de smart hospital.

Todas as acomodações possuem ipads a disposição do paciente, que pode acompanhar em tempo real toda a evolução do seu tratamento e resultados de exames.

Através do dispositivo móvel, ele pode se comunicar com o médico, enfermeiros e familiares. No Copa Star Não é necessário ficar aguardando diariamente o médico transitar de quarto em quarto para dar os pareceres básicos, tudo é atualizado no tablet.

Com um aplicativo criado exclusivamente para o hospital. A interação remota também é usada internamente entre os profissionais do Copa Star, otimizando dessa forma todo o atendimento hospitalar. Esse sistema inteligente deixa o serviço mais ágil e eficaz.

As salas de cirurgia são de ultima geração, e algumas delas são hibridas. Essas salas especiais contam com todo o aparato necessário para realizar o acompanhamento do paciente. Exames podem ser realizados durante a execução de uma cirurgia. Essas funcionalidades na mão de profissionais capacitados podem diminuir o risco cirúrgico.

Os profissionais são altamente qualificados. O hospital vale-se de 113 médicos das mais diversas especialidades. Todos os funcionários são submetidos simulações do hospital aos moldes hoteleiros para proporcionar a melhor recuperação no período de estadia do enfermo e a sua família.

O Copa Star localiza-se na zona sul do Rio de Janeiro. Seus idealizadores já trabalham com a hipótese de abrir filiais em outras regiões do país.