Aulas práticas trazem tarefas dos homens das cavernas

Na aula de Arqueologia Experimental e Tecnologia Primitiva do professor Bill Schindler os alunos passam a ter experiências próximas da prática da época em que os homens da caverna viviam. Entre as habilidades que são desenvolvidas no curso estão: fazer fogo com gravetos, potes de argilas, flechas com pontas de pedras afiadas e cordas com fibras vegetais.

As aulas são capazes de preparar os alunos para uma situação de abandono em floresta. Caso passassem por isso, os alunos saberiam sobreviver em meio aos desafios do ambiente. Colher frutos silvestres comestíveis, curtir pele para roupas, caçar e preparar animais selvagens para se alimentar seriam as habilidades dos estudantes do professor Bill Schindler.

Ainda que sejam pequenas as chances de alguém precisar das habilidades dos nossos ancestrais em sua rotina, o professor afirma que ter conhecimento prático dos homens das cavernas é importante: “Compreender nossos ancestrais nos ensina a olhar para nós mesmos de uma maneira completamente diferente. Tanto do ponto de vista da nossa dieta e saúde quanto da conexão com o ambiente e com as outras pessoas”.

Nas aulas do arqueólogo o método de ensino é fortemente baseado na prática, o aluno é instruído a colocar a mão na massa desde o começo até o fim da fabricação de sua ferramenta, o uso também é abordado nas aulas.

O professor Schindler afirma: “Espero ajudar a formar não só arqueólogos e antropólogos, mas professores, políticos, cientistas e executivos que tenham uma perspectiva diferente sobre nosso lugar no mundo enquanto tomam decisões que determinam qual o caminho que a humanidade tomará no futuro”.

Na fabricação das ferramentas usadas nas aulas, os estudantes utilizam rocha obsidiana (feita de vidro vulcânico), basalto e sílex. Depois do abatimento dos animais, a limpeza é realizada e cada parte é usada. Os pedaços do animal são compartilhados entre os alunos para atuar em um projeto diferente. No caso do cervo, a sua carne serve para alimentação, a pele é usada para fabricar roupa, com o casco é feita uma cola e os olhos são utilizados para fazer tinta, com isso o aluno terá maior prática para entender a vida dos homens das cavernas.