Americanos tiveram botulismo após comerem molho de queijo nacho

Resultado de imagem para molho de queijo nacho

Uma pessoa morreu e outras nove pessoas foram hospitalizadas depois de terem contraído o botulismo por comer molho de queijo nacho contaminado em uma estação de gás fora de Sacramento, Califórnia, disse as autoridades estaduais e locais dos Estados Unidos.

O departamento de saúde pública da Califórnia (CDPH) revelou que houve uma indicação apontando que o molho de queijo teve resultado positivo para toxinas liberadas por bactérias que causam a doença. As mesmas toxinas foram identificadas em pacientes testados pelo departamento. O CDPH disse que não acredita que haja qualquer ameaça contínua para o público porque o molho contaminado foi retirado da venda no dia 5 de maio.

O botulismo é uma doença rara causada por toxinas nervosas liberadas pela bactéria Clostridium botulinum, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os sintomas podem incluir visão turva, pálpebras caídas, falhas de fala e paralisia, entre outros. Alguns casos podem ser fatais.

A afiliada da CNN, a KTXL, informa que uma mulher, Lavinia Kelly, foi hospitalizada depois de colocar o molho de queijo nacho em algumas batatas da marca Doritos em 21 de abril. Ela disse que a princípio achava que ia morrer.

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia e os departamentos de saúde locais pediram aos profissionais de saúde da área que estivessem cientes dos sintomas do botulismo, de acordo com sua liberação.

A Diretora do CDPH e Oficial de Saúde Pública do Estado Dr. Karen Smith também enfatizou a importância de olhar para o risco potencial de doenças transmitidas por alimentos como churrasco que são muito comuns na temporada de verão.

“Embora ainda haja dúvidas sobre este surto, essas trágicas doenças são importantes lembretes para estar vigilantes sobre a segurança alimentar”, disse ela na declaração.

Embora a loja tenha sido ordenada para parar de vender alimentos preparados em 05 de maio, foi autorizada a reabrir e vender itens alimentares pré-embalados apenas em 8 de maio, após o Departamento de Saúde Pública da Califórnia ter apreendido quatro sacos do molho de queijo, explicou um relatório sobre o caso.

Os surtos de botulismo são raros, segundo o site do CDC

O botulismo de origem alimentar é transmitido através da ingestão de alimentos contaminados, segundo o CDC. As toxinas que causam a doença podem ser encontradas em alimentos que não são devidamente processados ou armazenados e que não podem ser identificados a olho nu, afirma o CDPH.

Os sintomas geralmente começam a aparecer cerca de 18 a 36 horas após comer o alimento. Enquanto o botulismo pode ser fatal, o site do CDC disse que apenas 3% -5% dos pacientes morrem. No entanto, os especialistas aconselham que deve se procurar um médico se houver a suspeita da doença.

Veja mais sobre a doença, as causas e os sintomas para identificar uma possível contaminação.