Alunos brasileiros que desejam fazer mestrado e doutorado podem se candidatar à bolsas de estudo na França

A França comunicou através do Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional, que estão abertas às inscrições para alunos estrangeiros no programa das bolsas Eiffel. Esse plano incentiva esses alunos a estudar mestrado ou doutorado em território francês.

O programa funciona de forma que essas bolsas de estudo no país, são apresentadas diretamente às universidades da França. Os alunos que possuem interesse em estudar no país, precisam primeiramente se candidatar nos programas que oferecem cursos de mestrado ou doutorado, de acordo com o seu interesse. Se forem aceitos, os alunos devem entrar em contato diretamente com a escola e manifestar o seu interesse, em disputar uma vaga no programa de bolsas Eiffel.

As escolas precisam enviar as candidaturas dos alunos dentro do prazo estipulado, para o Campus France de Paris, até o início de janeiro.

Os alunos precisam atender à algumas exigências, como ter no máximo 30 anos para os candidatos de mestrado, e a idade máxima para o doutorado é de 35 anos. Para o próximo ano, as especialidades principais do programa são as de economia e gestão, ciências políticas, direito e engenharia.

Para os alunos que desejam se candidatar para o doutorado, as áreas principais serão de física, ciência e tecnologia da informação e da comunicação, matemática, ciências da vida, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, química, nano e biotecnologia.

Os alunos escolhidos no programa bolsas Eiffel, vão receber alguns benefícios para ajudar a pagar as suas despesas fora do país. São oferecidos para os alunos de mestrado, 1.181 euros por mês e para os de doutorado, são oferecidos 1.400 euros por mês. Também estão incluídas como parte dessa ajuda de custo, as passagens aéreas, o seguro saúde e incentivos para atividades culturais.

Para os alunos interessados, é importante saber que nesse programa de bolsas Eiffel, as anuidades das universidades não estão incluídas nele, mas os alunos aceitos no programa podem pedir também, bolsas de estudo pela universidade. A relação completa dos cursos, pode ser verificada diretamente no site oficial do Campus France. Existem ainda outras chances de bolsas para estudar fora do país, que são destinadas para os  alunos brasileiros.