Alguns lugares turisticos estão limitando o número de seus visitantes

Enquanto a maioria das cidades do mundo estão investindo no setor turístico, visando cada vez atrair mais visitantes, algumas cidades estão recebendo turistas além da sua capacidade. Nesses casos, essas cidades resolveram limitar ou até mesmo proibir, a entrada de turistas em certos lugares, depois de serem penalizados pelos resultados negativos desse turismo em grande quantidade.

Especulação do setor imobiliário, caos urbano, danos dos recursos naturais, o aparecimento de vários restaurantes fast food e insatisfações dos habitantes, são algumas das consequências causadas pelo turismo desenfreado. Alguns desses destinos onde os turistas estão sendo limitados são:

Butão

O turismo nesse país teve início somente em 1974, e as autoridades já nessa época, decidiram limitar de forma rigorosa a entrada de turistas no país, visando preservar os locais de vegetação intocada e a sua cultura exclusiva. Além dos números limitados, os turistas precisam pagar uma taxa diária de cerca de R$ 780,00.

Santorini, Grécia

Resultado de imagem para Santorini, Grécia

A famosa ilha grega de paisagens fantásticas, começou em 2016 a limitar a quantidade de visitantes diariamente. Eles desembarcavam de diversos navios e cruzeiros, totalizando cerca de dez mil pessoas por dia. Atualmente a quantidade máxima por dia são de oito mil pessoas.

Seychelles

Formado por um total de 115 ilhas, o arquipélago de Seychelles fica na costa oriental da África e é um destino bastante visitado por turistas e pessoas famosas. O turismo representa a maior fonte de renda do arquipélago, mas esse ano o Ministro do Turismo e Cultura, fez um comunicado que um teto máximo anual de turistas está sendo estudado, pensando no futuro do arquipélago, já que ele recebe por ano cerca de 250.000 pessoas, e esse número é seis vezes maior do que o seu número de habitantes.

Dubrovnik, Croácia

Resultado de imagem para Dubrovnik, Croácia

Essa pequena vila medieval na cidade de Dubrovnik, na Croácia, no ano de 2016 bateu um recorde intolerável de dez mil pessoas em um dia, sendo que esse número é muito grande para um centro histórico pequeno, que é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Esse número de turistas cresceu, devido ao seriado “Games of Thrones”, já que as suas principais locações foram feitas em Dubrovnik.

Barcelona, Espanha

Desde que a nova prefeita da cidade tomou posse em 2015, Ada Colau vem tomando medidas para controlar  o número de visitantes . Ela embargou licenças para as construções de novos hotéis, propôs um novo imposto para turistas e também a limitação da quantidade de visitantes, além de levar para a Câmara Municipal uma proposta que impede a construção de novos hotéis, em bairros que recebem muitos visitantes.